top of page

Irmã Prudência: Uma história de serviço à Igreja

  • Foto do escritor: Carolina Ignácio
    Carolina Ignácio
  • 23 de nov.
  • 4 min de leitura

Os primeiros membros da Comunidade Sacramentos tiveram uma formadora, que os acompanhou em seus primeiros passos, no momento em que já possuíam o ato fundacional, mas não tinham a ideia do seu estado de comunidade. Uma senhora, uma Irmã Espanhola, brava, mas de um sorriso que exalava santidade, chamada Irmã Prudência, para muitos apenas “Tia Pru”.

A Irmã Prudência A. Rodriguez nasceu na Espanha, iniciou sua vida religiosa, entre os 14 ou 15 anos, por meio da Congregação Concepcionistas Missionárias do Ensino. Ainda muito jovem, veio para o Brasil junto com a Congregação, deixou sua família e entregou sua vida à serviço da Igreja. Conforme relato, ela distribuiu rosas para os passageiros do navio, a situação teve uma interpretação errônea por parte de algumas Irmãs e consequentemente, de sua Superiora.

A palavra de Deus não muda, a Igreja não precisa se adequar às novas situações do mundo, mas os movimentos são formados por pessoas e existem desafios externos e internos. Em um certo período, a Congregação das Concepcionistas passou por algumas modificações, que interferiram na identidade da Congregação. Esse fato juntamente com a falta de novas vocações, resultou na saída de algumas Irmãs, entre elas, a Irmã Prudência.

Com isso, a Irmã Prudência fixou sua vida na cidade de Estiva Gerbi, no interior do estado de São Paulo. Entre os Padres que conheceu, está o Padre Máximo, que também era Espanhol, e assim como ela, veio para o Brasil realizar sua missão, com isso, os dois sempre estavam juntos. Conforme colocado no início, a Irmã Prudência doou sua vida em favor da Igreja, deixou sua família na Espanha, para onde nunca mais retornou, teve perdas familiares e soube da notícia muito tempo depois, enquanto isso, evangelizava a região.

O Padre Máximo foi acometido por uma doença, recebeu os cuidados necessários por meio da Irmã Prudência. Após um período, ele foi perdendo suas funções de Padre e com sua morte, a Irmã Prudência não tinha tantas atividades à serem realizadas. Anos mais tarde, em 2018, a praça no Jardim Ludi, na Estiva Gerbi, recebeu o nome de “Cônego Máximo Cid Vaqueiro”, em homenagem ao Padre.

Tudo o que Deus faz é muito melhor do que é esperado, não é necessário entender, mas apenas aceitar. A relação da Irmã Prudência com a Comunidade Sacramentos começou a ser construída quando a mãe da Co-Fundadora Miriam conheceu o Padre Máximo e a Irmã Prudência muitos anos antes. Contudo, houve um período em que a família não teve mais contato com Irmã.

Anos mais tarde, os primeiros membros necessitavam de uma formadora. Nesse momento ocorreu um reencontro, que unificou a necessidade dos primeiros membros com a continuidade da missão evangelizadora da Irmã Prudência, sendo um refrigério para ambos.

Assim, a Irmã foi convidada à conceder as primeiras formações, uma formação bíblica completa, que contava a história de salvação, assim, a Irmã Prudência esteve presente no primeiro “Acampadentro” da Comunidade Sacramentos, que foi realizado na chácara da família de uma dos fundadores, o Carlos Junior.

Nessa época, iniciou-se uma vínculo afetivo da Comunidade Sacramentos com a Irmã Prudência. Conforme colocado pela Miriam e pelo Carlos Junior “ela fazia comida espanhola e canjiquinha para nós”. Ainda naquele momento, eles acreditavam que deveriam ser uma comunidade de vida, que iriam construir casas e morar todos no mesmo local, a Irmã Prudência tinha o desejo de ao completar 80 anos, com término de seus trabalhos missionários, de morar com a Comunidade Sacramentos.

No entanto, após o período de discernimento, concluíram que a comunidade seria de aliança e apesar de completar 80 anos a Irmã Prudência prosseguiu com sua missão. Com a chegada dos Padres Ramiro e Zé Ricardo, nasceu a comunidade “Bom Pastor” no Jardim Ludi e encarregaram a Irmã Prudência para nessa nova missão. A Irmã Prudência convidou a Comunidade Sacramentos para lhe ajudar no trabalho de evangelização, os chamando para cantar na Santa Missa e realizar a evangelização porta-a-porta.

Diante desse contexto, é possível perceber a importância da missão da Irmã Prudência na história da Comunidade Sacramentos e mais, como Deus em sua infinita misericórdia foi providenciando para que tudo acontecesse no momento necessário. Após a sua vida de dedicação ao ato de ensinar e evangelizar, a Irmã Prudência faleceu no dia 24 de novembro de 2017, na cidade de Estiva Gerbi.

Os primeiros membros viram a necessidade de adquirir uma casa de convivência, o Carlos Júnior lembra que ressaltou que precisavam de uma biblioteca na casa, segundo ele: "Depois que nos consagramos, vimos que a leitura é uma excelente forma de santificação para nós, talvez seja por isso que temos tanta dificuldade para ler. Então, a ideia era sempre fomentar a leitura na Comunidade”.

Ao olhar para a história da Comunidade até aquele ponto, perceberam que a primeira formadora da Comunidade Sacramentos foi a Irmã Prudência. Após relacionar o importante papel da Irmã, o fato dela realizar a missão voltando-se para a evangelização e a criação da biblioteca, concluíram que não poderiam dar outro nome, se não, “Irmã Prudência”.

Ela foi um Evangelho vivo, de fato, perpetuou a sua história de vida missionária na região, deixou um quadro de Nossa Senhora das Graças da Milícia da Imaculada para a Comunidade Sacramentos, formou aqueles que hoje formam outras pessoas. Diante desse breve relato de sua vida, concluísse que, é impossível separar a história da Irmã Prudência da história da Comunidade Sacramentos.



Esse artigo foi elaborado com base em entrevistas realizadas entre outubro e novembro de 2025 com membros da Comunidade Sacramentos de Mogi Guaçu - SP. Os relatos foram gravados, transcritos e quando necessário, editados para clareza.

As fotos foram retiradas de arquivos pessoais da Comunidade Sacramentos.

Agradecemos a colaboração dos envolvidos na construção desse artigo.



Entrevista e pesquisa de fotos: Bruno Oliveira - Membro da Comunidade Sacramentos

Pesquisa e redação: Carolina Ignácio - Membro da Comunidade Sacramentos


Data de publicação: 23/11/2025





 
 
 

Comentários


Destaques
Postagens Recentes
Arquivo

Origem: Mogi Guaçu/SP 

© 2015 Comunidade Sacramentos.

bottom of page